
Os mapeadores de teclado, mouse e Gamepad para Android têm ganhado cada vez mais recursos e implementações interessantes.
Uma dessas implementações começou com um novo método de ativação via Shizuku, que foi introduzido oficialmente na versão 4.3.5 do Panda Mouse Pro e posteriormente adotado pelo GG Mouse Pro na versão 1.16.10 logo depois.
Com essa nova possibilidade de ativação, surgem muitas dúvidas. Afinal, o que é o Shizuku e qual a vantagem de usar esse app alternativo para ativar os mapeadores?
Neste texto, iremos esclarecer algumas dúvidas e resumir de forma descomplicada a proposta desse novo método via Shizuku, que ganhou destaque ultimamente.
O que é o Shizuku?
O Shizuku é um aplicativo de código aberto gratuito que tem como objetivo facilitar o acesso a permissões avançadas do sistema para outros aplicativos. Em poucas palavras, o Shizuku age como um intermediário, gerenciando e permitindo que um app desejado use permissões restritas facilmente.
Qual a vantagem da ativação no Shizuku?
Basicamente, para ativar mapeadores via depuração Wi-Fi/sem fio, sempre precisamos digitar um código de pareamento ou então ficar repetindo o processo de ativação toda vez que o dispositivo é reiniciado.
Com o Shizuku, isso basicamente é desnecessário, afinal o aplicativo só precisa ser configurado uma única vez e mesmo reiniciando o dispositivo, não será necessário digitar nenhum código de pareamento para ativar os mapeadores.
Além disso, o Shizuku não torna necessário o uso de divisão de tela (ou divisão de janela, tela dividida, multi-janela entre outros). Isso significa que se o seu Android não tiver essa função, o Shizuku pode ser uma boa alternativa para ativação.
Outra grande vantagem é que dá para desativar a depuração USB a qualquer momento, e só ativar novamente quando for usar os mapeadores para jogar, bem como ativar/desativar separadamente cada um dos mapeadores pelo próprio app do Shizuku.
![]() |
O Shizuku permite gerenciar fácilmente todos os aplicativos suportados. (Imagem: Capturas de tela/TecPlayers) |
Observações
Mesmo não precisando digitar códigos ao reiniciar, você precisa manter a depuração por Wi-Fi/sem fio ativada o tempo todo, assim como precisará conceder acesso ao mapeador desejado dentro da interface do Shizuku a cada reinício.
Talvez o uso do Shizuku não faça sentido no Android 10 e inferiores por falta da depuração por Wi-Fi/sem fio nessas versões antigas do Android.
Assim como no processo de ativação direto do dispositivo, será sempre necessário estar conectado a uma rede para usar o Shizuku com depuração sem fios.